A unidade de estudos sobre óptica, tecnologia e sistemas de exploração de imagens (IOSB) do Instituto alemão Fraunhofer anunciou o lançamento de um software de código aberto denominado FA³ST Service v0.1.0, descrito como o primeiro bloco de construção do pacote desenvolvido pela instituição tendo em vista a administração de ativos (Fraunhofer Advanced Asset Administration Shell Tools) para gêmeos digitais. Daí o acrônimo FA³ST.

 

A transformação de plásticos e a confecção de moldes e matrizes para esses processos são campos em que as tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 avançam com mais rapidez, e por isso podem se beneficiar da disponibilidade de uma plataforma gratuita como esta.

 

O serviço permite a criação e o gerenciamento de gêmeos digitais que espelham no ambiente virtual produtos e instalações para a indústria 4.0 com base na Asset Administration Shell (AAS), a especificação do pacote de administração de ativos que integra as diretrizes de projetos de indústria 4.0. na Alemanha. O sistema pode ser acessado e interagir por meio de interfaces de programação de aplicações (API’s, de Application Programming Interface), um conjunto de padrões que tornam mais simples a criação de plataformas por parte dos desenvolvedores.

 

Ferramentas para a indústria 4.0

 

O FA³ST é um conjunto de ferramentas que permite a modelagem, a criação e o uso de gêmeos digitais padronizados de acordo com protocolos de programação e de comunicação entre máquinas.

 

A criação de gêmeos digitais padronizados leva à uniformização das interfaces e assegura a interoperabilidade entre sistemas e equipamentos de produção. Torna-se possível, por exemplo, o fornecimento de pacotes de administração em rede e em interação com o usuário, com aplicativos ou máquinas.

 

Entre as características do FA3ST estão o suporte a vários formatos de arquivos de dados, incluindo AAS, JSON, XML , RDF e NodeSet (OPC-UA) , a arquitetura aberta e o suporte para os protocolos para comunicação entre máquinas MQTT e OPC-UA.

 

Dados sobre o sistema estão disponíveis na página FA³ST no Github, onde podem ser encontrados os códigos de programação, assim como a interface para resolução de problemas e contribuição com o desenvolvimento do sistema. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail faaast@iosb.fraunhofer.de.


Foto: DepositPhotos

 

Conteúdo relacionado:

 

Extrudados mais precisos graçao ao modelamento numérico

Indústria 4.0: IoT reduz custo de manutenção em até 40%



 

#digitaltwin #gêmeosdigitais



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024